05 Abr

7ª CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA DA APSEI – Evacuação de Edifícios: do problema à solução

Este painel dedicou especial atenção ao tema da longevidade e da urgente necessidade dos edifícios se adaptarem às condições de vida dos seus habitantes, nomeadamente junto da população envelhecida e/ou com mobilidade reduzida.

Foram várias as questões colocadas.

Uma arquitetura acessível tem a segurança contra incêndio adequada? A questão da segurança contra incêndio, temática que se inicia regulamentada em 2009, com as suas atualizações, continua a não considerar todos os utilizadores.

Portugal tem a 4ª população mais envelhecida do mundo, com esta população com tendência para crescer. Estão os edifícios preparados para este segmento de mercado? Qual a importância que está a ser dada ao segmento mais sénior para o qual todos nós, nos estamos a dirigir?

A moderação de Susan Cabeceiras, CEO da Konceptness contou com três excelentes apresentações – O impacto do envelhecimento da população na SCIE – Cidália Worm (ETU); Problemática da evacuação de utentes com capacidades vulneráveis – Aidos Rocha (Exactusensu); e Adaptive evacuation – Rui Florêncio (EATON) – as quais, apoiadas com as questões apresentadas pelo público presente, realçaram a falta de legislação a ligar todas as temáticas para tornar os edifícios adaptados às necessidades dos seniores e pessoas com mobilidade reduzida.

O painel de oradores, com grande experiência na área, permitiu a partilha de soluções aplicados nos edifícios, onde o cuidado de quem intervém nos edifícios é uma preocupação, apesar da legislação não ter essa obrigatoriedade.

“Deixo um repto: para quando uma legislação aplicada a este público tão importante para nós, onde as acessibilidades, arquitetura e segurança contra incêndio possam estar juntas e a seguir uma só legislação pensada e real para um propósito maior?”, refere Susan Cabeceiras, CEO e Founder da Koneptness.

 

Proteger 2022 | 7.ª Conferência de Segurança – APSEI – Associação Portuguesa de Segurança