25 Fev

Implementação da Directiva ATEX

O que é a Diretiva ATEX?

A presente legislação obriga à implementação de medidas de protecção e prevenção de carácter técnico e organizacional, no sentido de evitar a formação de atmosferas explosivas, a deflagração de uma explosão e a sua propagação – ATEX.

Por “Atmosferas Explosivas” entendem-se as atmosferas constituídas por misturas de ar com substâncias inflamáveis (gases, vapores, névoas ou poeiras), nas quais, após a ignição, a combustão se propague a toda a mistura não queimada.

O Decreto-Lei nº 236/2003 de 30 de Setembro, que transpõe a Directiva nº 1999/92/CE de 16 de Dezembro, mais conhecida como “Directiva ATEX”, define as regras de protecção dos trabalhadores contra os riscos de exposição a atmosferas explosivas, assim como as penalidades resultantes do seu incumprimento.
As consequências de uma explosão podem ser catastróficas, em termos humanos, patrimoniais e até de continuidade de actividade, causando danos irreparáveis na integridade física e saúde dos trabalhadores, podendo também implicar a perda de vidas.

A Konceptness, empresa especializada em Consultadoria, Projecto, Reconversão e Manutenção de soluções em edifícios de comércio, indústria e serviços, está apta a apoiá-lo na análise e implementação da resposta às exigências da legislação mais adequada ao seu caso concreto e possui técnicos especializados para a elaboração do Manual de Protecção Contra Explosões e para a implementação de medidas técnicas e organizacionais para a protecção e prevenção em zonas onde se possam formar atmosferas explosivas.

Evite as explosões!

Para saber mais informações, consulte-nos através do (+351) 210 146 026 ou através de: comercial@konceptness.com