Plano de Prevenção e Controlo LEGIONELLA
A bactéria do género Legionella esta presente em ecossistemas aquáticos naturais e artificias, é a responsável pela doença dos legionários, que foi declarada pela OMS um problema de saúde publica.
Nos últimos anos os surtos de Legionella registados em Portugal revelaram que existiam necessidades de melhoria em muitas áreas da prevenção e controlo de algumas doenças facilmente transmissíveis. Por esta razão é publicado o Decreto de Lei 52/2018, o qual estabelece o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários.
Aplica-se a toda atividade industrial, comercial que disponha de:
- Torres de arrefecimento
- Condensadores evaporativos
- Sistemas de arrefecimento de água de processo industrial
- Sistemas de arrefecimento de cogeração
- Humidificadores
- Redes prediais de água
- Espaços de acesso e utilização pública que utilizem água para fins terapêuticos ou recreativos e que possam gerar aerossóis de água.
Redes prediais de água, espaços de acesso e utilização pública que utilizem água para fins terapêuticos ou recreativos e que possam gerar aerossóis de água.
A legislação aposta em sistemas de prevenção para garantir a seguridade em sítios com potencial para acolher a bateria. O plano de prevenção e controlo, integra as seguintes etapas:
- Avaliação de riscos;
- Definição de pontos críticos;
- Implementação de medidas corretivas;
- Programas de manutenção, monitorização, limpeza e desinfeção;
- Sistema de registo e auditoria de todas as atividades e ocorrências.
A sua atividade industrial/comercial encontra-se abrangida pela legislação? Que recomendações deve seguir? Como deve ser elaborado e implementado o PPC de Legionella?
A Konceptness ajuda-o a implementar a melhor estratégia na sua indústria para salvaguardar a saúde dos seus trabalhadores e clientes. Apostamos pela avaliação de riscos, para criar o Programa de Prevenção e Controlo de Legionella ajustado as suas necessidades e conforme a regulamentação disponível.