Estudos de Tráfego

Estudos de tráfego, ou de impacte de tráfego, tem o objetivo de definir as melhores soluções de circulação automóvel, estacionamento e circulação pedonal para projetos comerciais de dimensão relevante, parques, edifícios administrativos, indústrias, escolas, hospitais e outros empreendimentos que gerem um tráfego significativo.

Nas últimas décadas, o planeamento e gestão urbana tinham como linha central, a circulação automóvel, aumentando a sua procura e utilização. Após anos de aplicação deste conceito, ficou provado que a qualidade de vida das cidades e seus habitantes estava em causa.

Atualmente existem estudos de gestão urbana e de mobilidade, associadas à requalificação do espaço público e privado, de forma a melhorar a articulação das necessidades de tráfego na cidade.

Neste estudo são apresentados os impactos que o novo empreendimento irá provocar na rede viária envolvente.

Desde pedidos de informações e comunicações prévias, a licenciamentos e alterações de utilizações, existe a obrigatoriedade de apresentação de estudos de tráfego.

A Konceptness realiza estudos de tráfego em Portugal. Os nossos estudos de impacte de tráfego são constituídos por uma análise às várias componentes associadas às suas instalações e vias envolventes.

Através de um estudo de tráfego, a equipa da Konceptness avaliará o risco de circulação associado às suas instalações, os níveis de acessibilidade ao local, a capacidade das vias envolventes e do estacionamento, bem como o funcionamento das cargas e descargas, através da descrição e levantamento da seguinte informação:

– Levantamento de dados da estrada frontal e posterior, sinalética existente, enquadrado no código de trabalho;
– Análise às várias componentes diretamente relacionadas com a implementação do espaço exterior do edifício;
– Contagens de tráfego;
– Caracterização da rede de transportes coletivos existentes atuais;
– Estimativa do tráfego gerado pelo edifício;
– Avaliação do impacto do tráfego na malha envolvente, justificação;
– Problemas encontrados e respetivas soluções. Situações de não cumprimento legal e ações compensatórias;
– Relação entre a oferta e a procura do estacionamento.

Estudos de Tráfego
Serviços relacionados