Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental, é uma ferramenta que dá enfase na sustentabilidade e visa prevenir e reduzir o impacte provocado pelo humano no ambiente e nos recursos da natureza.

Podemos pensar na gestão ambiental como um sistema que inclui atividades de planeamento, define responsabilidades, identifica processos e recursos, implementa procedimentos e analisa criticamente, de forma que tudo esteja alinhado com a política ambiental, missão e visão de cada organização.

Toda atividade, produto e serviço proveniente de atividades comerciais e industriais gera efeitos negativos. Por isso, cada vez são mais as empresas que reconhecem a necessidade de implementar políticas e mecanismos como Sistemas de Gestão Ambiental, para a promoção de melhores praticas e métodos sustentáveis ao mesmo tempo que respondem às exigências atuais das políticas globais e comunitárias.

 

Qualquer empresa, seja indústria ou serviços, pode desenvolver um plano de Gestão Ambiental. O primeiro passo é o mapeamento e identificação de todas as atividades e processos, os impactos gerados por cada uma delas e como afetam o meio ambiente.

São vários os instrumentos ao dispor das empresas, que podem ser voluntariamente utilizados como forma de assegurar um melhor desempenho ambiental das organizações e garantir o cumprimento das disposições regulamentares, nomeadamente o Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS) e o conjunto de normas técnicas referentes ao ISO 14001 para as empresas dos setores privado e público

Ao aderir a estes instrumentos de gestão ambiental, ferramenta importante para o desenvolvimento sustentável, as organizações demonstram uma atitude responsável e contribuem para uma melhor qualidade de vida.

 

Importância da gestão ambiental para as empresas

A adoção desta estratégia é importante para qualquer tipo de empresa por diversos motivos:

1 – Ajuda a desenvolver o espírito de responsabilidade social da empresa

2 – Associa a imagem da empresa ao da preservação ambiental

3 – Permite diferenciar a sua empresa da concorrência

4 – Reduz os custos internos da empresa, evitando desperdícios e reutilizando materiais existentes

5 –  Promove a oportunidade de crescimento, inovação tecnológica e desenvolvimento económico.

6 – Permite melhorar as suas relações comerciais com outras empresas que também seguem o principio de gestão ambiental e sustentabilidade

 

Cada dia são mais as empresas que adotam mecanismos de Gestão Ambiental para entrar em mercados mais competitivos, isto permite marcar uma diferença no setor onde se desenvolvem.

A Konceptness tem uma gama de serviços que tem como missão apoiar as organizações na resolução de um sem número de problemas e desafios referentes à gestão ambiental.  

Definir planos estratégicos, com a identificação e previsão dos efeitos ambientais, realizar as propostas de medidas que evitem, minimizem ou compensem esses efeitos e a respetiva pós avaliação são apenas alguns dos tópicos que constituem este serviço.

Gestão Ambiental
Serviços relacionados