TDD – Technical Due Diligence
O investimento no setor imobiliário, com taxas de rendimento muito favoráveis, é cada vez mais atrativo. Para assegurar uma maior segurança e qualidade do negócio ao investidor deste setor, é necessário perceber a condição real de cada imóvel, seja residencial, comercial ou industrial.
Decisões mais acertadas e prudentes, que minimizam o risco de custos inesperados Capex e Opex, são na generalidade dos casos apoiadas pela realização prévia de uma TDD (technical Due Diligence ou Diligencia Técnica) ao edifício com o objetivo de aferir a sua viabilidade financeira e operacional.
Trata-se de um processo de avaliação dos vários elementos, equipamentos e sistemas do edifício, com vista à verificação da sua conformidade legal, da arquitetura e construção, das várias instalações – mecânicas, elétricas, de segurança e ainda da vertente ambiental.
Este processo tem que ser objetivo, neutro e independente, realizado por uma equipa multidisciplinar de técnicos experimentados com base na análise dos documentos e na visita ao local.
Esta análise resulta na identificação das eventuais ilegalidades, das não conformidades detetadas e das situações de risco que possam por em causa o negócio ou transação, com relatórios Red Flag (alerta dos maiores riscos), relatórios completos e detalhados e ainda com a possível estimativa de custos para investimento Capex, a curto, médio e longo prazo.