Engenharia Elétrica

As instalações elétricas nos dias de hoje desempenham um papel fundamental na qualidade de vida do Homem, contribuindo para a satisfação das atividades quotidianas e das suas necessidades básicas.
Na Konceptness, os projetos de eletricidade são desenvolvidos com o máximo rigor e primazia, com o objetivo de satisfazer todas as necessidades dos nossos clientes, tendo sempre em vista a escolha e seleção dos diferentes constituintes das instalações elétricas que permitam o encaminhamento da corrente elétrica a todos os pontos do edifício de forma segura e eficaz para os seus utilizadores.
Todos os projetos desenvolvidos são estabelecidos respeitando a legislação em vigor, nomeadamente, o Regulamento de Segurança das Redes de Distribuição de Energia Elétrica de Baixa Tensão (Decreto-Lei nº 46487de 66/06/21 e alterações introduzidas pelo Decreto Regulamentar nº 90/84 de 84/12/26), as Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (Portaria nº 949-A/2006), o Decreto-Lei nº 446/76 e a Portaria nº 401/76, e ainda a Portaria nº 454/2001.

A segurança contra incêndios em edifícios assume um papel de extrema importância, tanto ao nível da conceção de edifícios novos como ao nível da reabilitação. Como tal, torna-se necessário a existência de um sistema automático de deteção de incêndios, o qual permite detetar e registar um princípio de incêndio sem a intervenção humana, transmitindo em seguida as informações correspondentes a uma central de sinalização e comando, dar o alarme automaticamente e acionar todos os comandos necessários à segurança contra incêndios dos ocupantes e do edifício onde está instalado.
O projeto de sistemas de deteção de incêndio vem permitir a projeção deste sistema, delineando todas as ligações das suas componentes definidas no projeto de segurança contra incêndios em edifícios.
Os projetos de sistemas de deteção de incêndios elaborados pela Konceptness são desenvolvidos para cada tipo de edificação, adaptados à indústria e às suas necessidades reais.

No dia-a-dia de todos nós, é inegável a presença massiva das telecomunicações e a sua importância nas nossas vidas.
O projeto de infraestruturas de telecomunicações em edifícios vem definir as melhores soluções de telecomunicações para o edifício, tendo por base as necessidades e perspetivas expressas pelo Dono de Obra e o fim a que o edifício se destina. O projeto de ITED estabelece a arquitetura de rede a aplicar, define as redes de tubagens, de cabos, materiais, dispositivos, e os equipamentos a aplicar.
Na Konceptness os projetos de ITED são desenvolvidos sempre com o objetivo de satisfazer todas as necessidades dos nossos clientes, aliados ao máximo rigor e excelência.
Todos os projetos desenvolvidos são estabelecidos respeitando a legislação em vigor, nomeadamente, o Decreto-Lei n.º 59/2000, de 19 de Abril, tecnicamente apoiado pelo Manual ITED e procedimentos associados, editados pela ANACOM.

Nos dias de hoje, os processos industriais exigem a implementação de sistemas de automação com um elevado grau de confiabilidade, alto desempenho, facilidade de operação e que permitam um aumento na sua eficiência, através da maximização da produção, redução do consumo de energia e emissão de resíduos, e melhoria das condições de segurança, tanto humana e material quanto das informações inerentes ao processo.
Na Konceptness, ajudamo-lo a encontrar e desenvolver qual o sistema de automação que melhor se adapta à sua industria, selecionando as tecnologias que melhor se adaptam ao processo a desenvolver e a melhor maneira de as interligar para garantir sempre a melhor relação custo/beneficio.
Para tal, a Konceptness desenvolve preliminarmente um estudo técnico que irá analisar todas as necessidades que a industria tem, permitindo assim identificar, análisar e determinar qual a melhor estratégia de controlo e recursos de hardware e/ou software necessários à aplicação do melhor sistema de automação para a sua indústria.

As redes de dados corporativas são cada vez mais uma exigência real, tendo em consideração a quantidade de dados que circulam dentro e fora das empresas, e ainda a quantidade de dispositivos e computadores que as empresas possuem em constante funcionamento e produtividade.
Na Konceptness, os projetos da rede de dados são desenvolvidos por forma a permitirem uma maior facilidade de uso e manutenção, tanto para os usuários da rede como para os seus administradores, sendo capazes de oferecer todos os serviços necessários com a melhor qualidade e ainda possuírem a facilidade de adição de novos equipamentos ao sistema.

A ficha eletrotécnica traduz-se no documento no qual o projetista indica as potências previstas para a instalação a realizar, seja para construção nova ou reabilitação, a partir das quais é dimensionado o ramal de alimentação da instalação. É através dos dados presentes na ficha eletrotécnica que a distribuidora de energia viabiliza a alimentação solicitada.
A ficha eletrotécnica possui um modelo próprio, publicado no Decreto-Lei n.º 96/2017, de 10 de agosto, alterado pela Lei n.º 61/2018, de 21 de agosto.
A Konceptness desenvolve fichas eletrotécnicas com o máximo rigor e primazia, para edificações que não requeiram potências de alimentação superiores a 3,45 kVA.