Engenharia Estrutural

Âmbitos de aplicação

O projeto de estabilidade ou projeto de estruturas de betão define toda a estrutura da obra, tendo como intuito dimensionar os elementos estruturais que permitem sustentar uma edificação.
Fundações, lajes, pilares, vigas ou alvenaria estrutural são alguns dos elementos dimensionados que podem fazer parte do projeto de estruturas de betão.
O cálculo de estruturas é regido pelos Eurocódigos (conjunto de Normas Europeias) que definem os requisitos de conceção e de dimensionamento relativos ao projeto estrutural e geotécnico de edifícios e obras de engenharia civil.
A Konceptness realiza projetos de estruturas de betão para todo e qualquer tipo de edifício, através da compatibilização das várias especialidades e do rigor e detalhe técnico que este projeto assim o exige, com vista a garantir um processo de construção ágil e regulamentado, tendo em conta todas as variáveis que podem influenciar o cálculo.

Com a implementação dos Eurocódigos Estruturais, no final dos anos 80, definidos pelas Normas Europeias, surge o interesse pela utilização da madeira em estruturas de edifícios, muito também pela visibilidade concedida por algumas grandes construções. Assim, ao longo dos últimos anos, a utilização deste tipo de estruturas tem vindo a ter cada vez mais procura e aplicabilidade, face às suas boas caraterísticas estéticas, de resistência e ecológicas.
A Konceptness pode ajudá-lo na realização de estruturas de madeira, desde o seu fabrico até à sua implementação na obra, gerindo todo o processo de acordo com o Eurocódigo 5, que define os princípios e requisitos para a segurança, manutenção e durabilidade das estruturas de madeira.
Com experiência comprovada neste tipo de projeto, assim como em dar resposta através deste material a estruturas previamente dimensionadas para betão ou metal, a nossa equipa procede ao estudo de soluções estruturais adequadas em madeira (maciça ou lamelada). Apresentamos também, caso necessário, geometrias alternativas com vista à otimização da estrutura e dos seus custos.

A estrutura metálica é um sistema construtivo constituído por um grupo de perfis de dimensões variáveis, que através das suas ligações, originam um estrutura resistente que servirá de base à construção.
Os projetos em estruturas metálicas são cada vez mais utilizadas, uma vez que permite uma maior liberdade e soluções mais criativas no projeto de arquitetura, sendo compatível com outros materiais, desde os mais convencionais até elementos pré-fabricados. Apresentam um processo de execução rápido e prático, originando preços competitivos.
No entanto, o uso de estrutura metálica requer alguns requisitos, nomeadamente, proteção contra agressões químicas, requer mão-de-obra especializada, medidas de proteção contra incêndios. Ou seja, este tipo de material quando sujeito a grandes aumentos de temperatura diminui a sua capacidade de resistência e rigidez, sendo assim importante a aplicação de técnicas e materiais que garantam melhores propriedades de resistência ao fogo, salvaguardando as vidas dos seus ocupantes e os bens materiais existentes.
A Konceptness executa projetos de estruturas e revestimentos metálicos, garantindo a sua otimização consoante as especialidades, de acordo com os Eurocódigos e a legislação em vigor, independentemente da sua dimensão e utilização.

Todas as infraestruturas e edifícios têm um período de vida útil, que pressupõe inspeções e manutenções regulares, minimizando a sua degradação ao longo do tempo.
Face à inexistência de manutenções ou outros fatores, surge a necessidade de projetos de reforço estrutural, em que são dimensionados novos elementos de reforço, à estrutura do edifício existente.
Ou seja, projetos de reforço estrutural inclui projetos de reforço da estrutura existente para novos carregamentos, projetos para recuperação de estruturas danificadas ou com patologias, projetos de reforço de fundações, projetos para adequação de estruturas pré-existentes aos regulamentos em vigor, nomeadamente no que se refere a ações sísmicas.
Entre outras soluções, nos projetos de reforço podem ser utilizados elementos metálicos ou betão armado, projeção de betão em paredes, aplicação de fibras de carbono e injeção de resinas ou caldas, etc.
A Konceptness avalia a melhor solução de reforço estrutural, respeitando as condições legais aplicáveis, as características geográficas e geológicas dos locais, bem como as estruturas existentes.

A Konceptness presta também um apoio fundamental ao nível da escolha da estrutura, seja esta em madeira, metal, betão, LSF (Light Steel Framing) ou de outro tipo de material.

A nossa equipa de consultoria estrutural está apta para encontrar a melhor solução para o edifício do nosso cliente, tendo em conta a atividade, a disponibilidade financeira e os timings, que constituem fatores essenciais para o sucesso de um projeto.